SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número4Conflito trabalho-família e COVID-19: estratégias, qualidade de vida e conjugalidadeDesafios da gestão em equipe segundo profissionais de saúde de um hospital índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicologia Organizações e Trabalho

versão On-line ISSN 1984-6657

Resumo

ROCHA, Raoni; PISTOLATO, Leonardo  e  DINIZ, Eugênio Paceli Hatem. Precarização do trabalho travestida de modernidade: uma análise da tarefa de entregadores de mercadorias. Rev. Psicol., Organ. Trab. [online]. 2021, vol.21, n.4, pp. 1681-1689. ISSN 1984-6657.  http://dx.doi.org/10.5935/rpot/2021.4.22227.

O trabalho vem passando por modificações intensas nas últimas décadas e o chamado trabalho "uberizado", mediado por plataformas de aplicativo, tem absorvido milhões de trabalhadores em todo o mundo. Esse cenário já justificaria a necessidade de se compreender melhor esse tipo de trabalho, mas o distanciamento social provocado pelo novo coronavírus torna o desafio ainda maior, já que restringe a presença do pesquisador em campo. Diante disso, a atual pesquisa tem como objetivo oferecer uma proposta metodológica alternativa em momentos de distanciamento social e, a partir disso, analisar as características das relações de trabalho existentes entre essas empresas e os entregadores. Realizou-se uma Análise da Tarefa, etapa metodológica da Análise Ergonômica do Trabalho, com 15 entregadores de mercadorias. Os resultados revelam a existência de perfis de comportamento submetidos à precarização, bem como a estratégia, pelas empresas-plataforma, em travesti-la com a retórica da necessidade de modernização do trabalho.

Palavras-chave : precarização do trabalho; uberização; plataformas digitais.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License