SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número4Precarização do trabalho travestida de modernidade: uma análise da tarefa de entregadores de mercadoriasA cooperação no trabalho para profissionais que atuam em hospitais oncológicos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicologia Organizações e Trabalho

versão On-line ISSN 1984-6657

Resumo

LANTIN, Pedro José Sartorelli et al. Desafios da gestão em equipe segundo profissionais de saúde de um hospital. Rev. Psicol., Organ. Trab. [online]. 2021, vol.21, n.4, pp. 1691-1697. ISSN 1984-6657.  http://dx.doi.org/10.5935/rpot/2021.4.22137.

O estudo destaca os profissionais de saúde da linha de frente do enfrentamento à COVID-19 quanto às suas impressões sobre as relações de trabalho em um hospital público do sul do Brasil. Foi realizada análise argumentativa de entrevistas em profundidade realizadas com 31 profissionais entre junho e setembro de 2020. Emergiram impressões positivas e negativas sobre equipes e sobre a gestão da instituição. Os resultados apontam risco de desmotivação por restrição de participação nas decisões e por ausência de incentivos, e que os trabalhadores querem ser ouvidos antes da tomada de decisões pela chefia. Ainda, o apoio na equipe de trabalho tem amenizado a rotina estressante, o que indica que o companheirismo é uma característica a ser cultivada, sobretudo nas equipes que possuem uma rotina envolta por múltiplos estressores.

Palavras-chave : administração de Recursos Humanos; COVID-19; gestão em saúde.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License