SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número4Desafios da gestão em equipe segundo profissionais de saúde de um hospitalPercepções dos pesquisadores de uma empresa pública brasileira de pesquisa científica em relação ao teletrabalho índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicologia Organizações e Trabalho

versão On-line ISSN 1984-6657

Resumo

SANTOS, Maria Tamires Fernandes dos  e  MAXIMO, Thaís Augusta Cunha de Oliveira. A cooperação no trabalho para profissionais que atuam em hospitais oncológicos. Rev. Psicol., Organ. Trab. [online]. 2021, vol.21, n.4, pp. 1698-1706. ISSN 1984-6657.  http://dx.doi.org/10.5935/rpot/2021.4.22463.

Os profissionais da saúde assumiram um papel importante no enfrentamento contra pandemia da Covid-19. Nesse sentido, entende-se que o atual contexto requer atenção a esses trabalhadores, sobretudo no que se refere aos aspectos que concernem ao trabalho e a saúde mental das equipes. Assim, esse artigo tem como objetivo analisar a percepção dos profissionais que atuam em hospitais oncológicos acerca da cooperação no trabalho. Participaram dessa pesquisa 17 profissionais da saúde, que responderam a um questionário sociodemográfico e a uma entrevista semiestruturada realizada por videoconferência. Os dados foram analisados por meio do Software IRAMUTEQ (Interface de R pour les Analyses Multidimensionnelles de Textes et de Questionnaires). Os resultados evidenciaram a cooperação como determinante no trabalho em oncologia, sobretudo por meio da comunicação, pois é através dela que a confiança se estabelece e que os indivíduos podem construir, juntos, novas possibilidades de atuação.

Palavras-chave : profissionais da saúde; oncologia; psicodinâmica do trabalho.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License