SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número4A cooperação no trabalho para profissionais que atuam em hospitais oncológicosSintomas de depressão e ansiedade em trabalhadores durante a pandemia da COVID-19 índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicologia Organizações e Trabalho

versão On-line ISSN 1984-6657

Resumo

BONA, Fabiano Daniel De  e  OLIVEIRA, Camilla de. Percepções dos pesquisadores de uma empresa pública brasileira de pesquisa científica em relação ao teletrabalho. Rev. Psicol., Organ. Trab. [online]. 2021, vol.21, n.4, pp. 1707-1720. ISSN 1984-6657.  http://dx.doi.org/10.5935/rpot/2021.4.23280.

A flexibilização espaço-temporal do trabalho tornou-se comum nas empresas privadas e públicas brasileiras após o advento da pandemia de COVID-19. O presente estudo objetivou analisar por meio da aplicação de um questionário de pesquisa as percepções dos pesquisadores da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), após um ano atuando sob regime de teletrabalho, em relação às características laborais, sociais, produtivas e de contexto do trabalho, bem como aos benefícios, desafios e expectativas futuras associadas a esse modelo de trabalho. O público-alvo do estudo englobou 487 pesquisadores científicos (mestres, doutores e pós-doutores) da empresa pública alocados em 32 cidades amplamente distribuídas no território brasileiro. As percepções dos participantes da pesquisa em relação ao teletrabalho foram altamente positivas, refletindo-se em aumento de produtividade laboral e ganhos na autonomia do trabalho e na qualidade de vida. As expectativas revelam o desejo da maioria dos pesquisadores da Embrapa de manterem o regime de trabalho flexível, especialmente na modalidade híbrida.

Palavras-chave : autonomia do trabalho; Embrapa; produtividade laboral.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License