SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número4Síntomas de depresión y ansiedad en trabajadores durante la pandemia de la COVID-19Investigación empírica sobre multisource feedback en la evaluación del desempeño: revisión de la literatura índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Revista Psicologia Organizações e Trabalho

versión On-line ISSN 1984-6657

Resumen

SANTANA, Alanny Nunes de  y  ROAZZI, Antonio. Home Office e COVID-19: investigação meta-analítica dos efeitos de trabalhar de casa. Rev. Psicol., Organ. Trab. [online]. 2021, vol.21, n.4, pp. 1731-1738. ISSN 1984-6657.  http://dx.doi.org/10.5935/rpot/2021.4.23198.

Com a pandemia da COVID-19 surgiram desafios sem precedentes para a força de trabalho global, que precisou se adaptar rapidamente a novas condições e formas de trabalho, especificamente ao home office/trabalho remoto. Nesse contexto, objetivou-se com este estudo de metanálise explorar os efeitos de aspectos positivos e negativos de trabalhar em regime de home office sobre os sintomas de Síndrome de Burnout antes e durante a pandemia. Foram consultadas as bases SCOPUS, ScienceDirect e listas de referências dos estudos. Seis artigos foram incluídos, abrangendo 4.082 participantes com idade média de 38 anos, sendo 67% do sexo masculino. Os resultados sugeriram que o home office impacta diferentemente os trabalhadores que precisaram se adaptar a essa nova condição de trabalho no período pandêmico, sendo tanto aspectos protetivos quanto de risco mais relevantes no desenvolvimento de sintomas de burnout. Novas pesquisas ainda são necessárias para reconhecer implicações específicas do home office na pandemia.

Palabras clave : COVID-19; burnout; trabalho.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License