SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número4Home Office y COVID-19: investigación metanalítica sobre los efectos de trabajar desde casaLiderazgo: revisión de la literatura brasileña y comparación con la producción extranjera índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Revista Psicologia Organizações e Trabalho

versión On-line ISSN 1984-6657

Resumen

MORENO, Mariana Lobo; SANTOS, Nuno Rebelo dos  y  PAIS, Leonor Maria. Investigação empírica sobre feedback de múltiplas fontes na avaliação de desempenho: revisão de literatura. Rev. Psicol., Organ. Trab. [online]. 2021, vol.21, n.4, pp. 1739-1749. ISSN 1984-6657.  http://dx.doi.org/10.5935/rpot/2021.4.21847.

O feedback de múltiplas fontes (MSF) na avaliação de desempenho (AD) incrementa processos de AD objetivos e justos. Esta revisão de literatura descreve e caracteriza a investigação empírica sobre o MSF nos processos de AD ou como ferramenta de medição e propõe novas e futuras orientações de investigação tendo em conta as lacunas na literatura revista. Recorrendo à B-ON, EBSCO host e ProQuest e às palavras-chave: 'multisource or multi-source', 'performance', 'appraisal or evaluation or assessment', obtiveram-se 162 artigos. Após a aplicação dos critérios de inclusão e exclusão, 37 artigos foram retidos e analisados. Os resultados demonstram que a implementação do MSF na AD aumentou. Este tem uma componente política, permitindo às organizações aproximarem-se do conceito de trabalho digno e da agenda 2030, e uma componente estratégica, possibilitando aos colaboradores incrementar o seu desempenho. O conhecimento aprofundado do MSF na AD carece de mais estudos sobre as suas propriedades psicométricas, a sua sensibilidade cultural, ligação com a estratégia organizacional, política e filosofia, e impacto a longo prazo.

Palabras clave : feedback de múltiplas fontes; avaliação de desempenho; revisão de literatura.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License