SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 issue4"For the freedom I have": work and daily life of female popcorn makersEmployability in the bioecological model of human development in vulnerability contexts author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Psicologia Organizações e Trabalho

On-line version ISSN 1984-6657

Abstract

CUNHA, Rocelly; DIMENSTEIN, Magda  and  DANTAS, Candida. Trabalho e cotidiano de mulheres bolsistas PQ/CNPq da psicologia. Rev. Psicol., Organ. Trab. [online]. 2021, vol.21, n.4, pp. 1766-1774. ISSN 1984-6657.  http://dx.doi.org/10.5935/rpot/2021.4.22604.

Objetiva-se conhecer as repercussões das exigências do trabalho científico no cotidiano de bolsistas PQ/CNPq da Psicologia e as estratégias de conciliação desenvolvidas entre as demandas acadêmicas e as domésticas-familiares. Trabalhou-se com uma amostra não-probabilística de 85 mulheres, das 204 bolsistas PQ cadastradas no CNPq, respondentes ao questionário on-line; e com um subgrupo de 24 pesquisadoras respondentes à entrevista remota. Os resultados indicam que o cotidiano das pesquisadoras é significativamente afetado em diferentes esferas. Na tentativa de conciliação, recorrem ao suporte familiar e/ou contratam trabalhadoras domésticas/babás. Para a maioria, a maternidade não se configura como um obstáculo à excelência científica. Já em relação às relações amorosas-conjugais há conflitos em decorrência das exigências acadêmicas, os quais impactam negativamente nos investimentos profissionais. Concluímos que o cotidiano das bolsistas PQ está atravessado pela estrutural desigualdade de gênero impelindo-as a desenvolver estratégias de conciliação, as quais repercutem no âmbito doméstico-familiar e nos relacionamentos conjugais.

Keywords : excelência científica; desigualdade de gênero; cotidiano.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License