SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número4"Por la libertad que tengo": trabajo y vida cotidiana de mujeres fabricantes de palomitasEmpleabilidad en el modelo bioecológico de desarrollo humano en contextos de vulnerabilidad índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Revista Psicologia Organizações e Trabalho

versión On-line ISSN 1984-6657

Resumen

CUNHA, Rocelly; DIMENSTEIN, Magda  y  DANTAS, Candida. Trabalho e cotidiano de mulheres bolsistas PQ/CNPq da psicologia. Rev. Psicol., Organ. Trab. [online]. 2021, vol.21, n.4, pp. 1766-1774. ISSN 1984-6657.  http://dx.doi.org/10.5935/rpot/2021.4.22604.

Objetiva-se conhecer as repercussões das exigências do trabalho científico no cotidiano de bolsistas PQ/CNPq da Psicologia e as estratégias de conciliação desenvolvidas entre as demandas acadêmicas e as domésticas-familiares. Trabalhou-se com uma amostra não-probabilística de 85 mulheres, das 204 bolsistas PQ cadastradas no CNPq, respondentes ao questionário on-line; e com um subgrupo de 24 pesquisadoras respondentes à entrevista remota. Os resultados indicam que o cotidiano das pesquisadoras é significativamente afetado em diferentes esferas. Na tentativa de conciliação, recorrem ao suporte familiar e/ou contratam trabalhadoras domésticas/babás. Para a maioria, a maternidade não se configura como um obstáculo à excelência científica. Já em relação às relações amorosas-conjugais há conflitos em decorrência das exigências acadêmicas, os quais impactam negativamente nos investimentos profissionais. Concluímos que o cotidiano das bolsistas PQ está atravessado pela estrutural desigualdade de gênero impelindo-as a desenvolver estratégias de conciliação, as quais repercutem no âmbito doméstico-familiar e nos relacionamentos conjugais.

Palabras clave : excelência científica; desigualdade de gênero; cotidiano.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License