SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 issue4Work and daily life of female psychology PQ/CNPq fellowsCitizenship fatigue as mediator between compulsory citizenship behavior and work-family conflict author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Psicologia Organizações e Trabalho

On-line version ISSN 1984-6657

Abstract

SOUZA, Marcelo Ferreira de; SANTOS, Ana Clarissa Matte Zanardo dos  and  SOUZA, Marilaine Quadros Becker de. A empregabilidade no modelo bioecológico do desenvolvimento humano em contextos de vulnerabilidade. Rev. Psicol., Organ. Trab. [online]. 2021, vol.21, n.4, pp. 1775-1784.. ISSN 1984-6657.  http://dx.doi.org/10.5935/rpot/2021.4.22071.

Este estudo qualitativo busca, a partir do Modelo Bioecológico do Desenvolvimento Humano de Bronfenbrenner, compreender como as características psicossociais influenciam na empregabilidade e na expectativa de futuro dos jovens. Para a coleta de dados, foram realizados dois grupos focais e doze entrevistas individuais com os jovens que vivem em situação de vulnerabilidade social, além de quatro entrevistas com profissionais que interagem com os jovens na instituição que participa do Programa Jovem Aprendiz. A partir da técnica de análise de conteúdo, foi possível compreender a influência negativa da adaptabilidade de carreira, da identidade de carreira e do capital humano e social na empregabilidade dos jovens. No âmbito dos fatores físicos, econômicos e sociais, a baixa renda, as condições de moradia e o bem-estar social são fatores determinantes no baixo desenvolvimento dos jovens, além de impactar negativamente nas expectativas educacionais e profissionais.

Keywords : empregabilidade; jovens; vulnerabilidade social.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License