SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número4Empleabilidad en el modelo bioecológico de desarrollo humano en contextos de vulnerabilidadAsociaciones entre las prácticas de gestión de personas y el comportamiento de apoyo al cambio organizacional: un estudio longitudinal índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Revista Psicologia Organizações e Trabalho

versión On-line ISSN 1984-6657

Resumen

NEVES, Paula C.  y  ANDRADE, Cláudia. Fadiga de cidadania como mediador entre comportamentos obrigatórios de cidadania e conflito trabalho-família. Rev. Psicol., Organ. Trab. [online]. 2021, vol.21, n.4, pp. 1785-1791. ISSN 1984-6657.  http://dx.doi.org/10.5935/rpot/2021.4.21945.

Apoiados na teoria da conservação de recursos, investigamos o papel mediador da fadiga de cidadania na relação entre os comportamentos obrigatórios de cidadania organizacional e o conflito trabalho-família. Com base numa amostra de 171 mulheres (M = 41,16; SD = 10,18) a trabalhar em instituições para idosos em Portugal, examinámos a relação direta e indireta entre comportamentos obrigatórios de cidadania organizacional e o conflito trabalho-família. Os dados recolhidos através de um questionário de autopreenchimento mostram que os comportamentos obrigatórios de cidadania influenciam o conflito trabalho-família e que esta relação é mediada pela fadiga de cidadania. Implicações teóricas e práticas são discutidas.

Palabras clave : comportamentos obrigatórios de cidadania; fadiga de cidadania; conflito trabalho-família.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Inglés     · Inglés ( pdf )

 

Creative Commons License