SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número4A empregabilidade no modelo bioecológico do desenvolvimento humano em contextos de vulnerabilidadeAssociações entre práticas de gestão de pessoas e comportamento de apoio à mudança organizacional: um estudo longitudinal índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicologia Organizações e Trabalho

versão On-line ISSN 1984-6657

Resumo

NEVES, Paula C.  e  ANDRADE, Cláudia. Fadiga de cidadania como mediador entre comportamentos obrigatórios de cidadania e conflito trabalho-família. Rev. Psicol., Organ. Trab. [online]. 2021, vol.21, n.4, pp. 1785-1791. ISSN 1984-6657.  http://dx.doi.org/10.5935/rpot/2021.4.21945.

Apoiados na teoria da conservação de recursos, investigamos o papel mediador da fadiga de cidadania na relação entre os comportamentos obrigatórios de cidadania organizacional e o conflito trabalho-família. Com base numa amostra de 171 mulheres (M = 41,16; SD = 10,18) a trabalhar em instituições para idosos em Portugal, examinámos a relação direta e indireta entre comportamentos obrigatórios de cidadania organizacional e o conflito trabalho-família. Os dados recolhidos através de um questionário de autopreenchimento mostram que os comportamentos obrigatórios de cidadania influenciam o conflito trabalho-família e que esta relação é mediada pela fadiga de cidadania. Implicações teóricas e práticas são discutidas.

Palavras-chave : comportamentos obrigatórios de cidadania; fadiga de cidadania; conflito trabalho-família.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License