SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 issue4Citizenship fatigue as mediator between compulsory citizenship behavior and work-family conflict author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Psicologia Organizações e Trabalho

On-line version ISSN 1984-6657

Abstract

RESENDE, Sonia  and  NEIVA, Elaine Rabelo. Associações entre práticas de gestão de pessoas e comportamento de apoio à mudança organizacional: um estudo longitudinal. Rev. Psicol., Organ. Trab. [online]. 2021, vol.21, n.4, pp. 1792-1800. ISSN 1984-6657.  http://dx.doi.org/10.5935/rpot/2021.4.22119.

Esta pesquisa descreveu as associações entre a percepção das práticas de Gestão de Pessoas, e o comportamento de apoio à mudança dos servidores lotados na Secretaria de Gestão de Pessoas de um órgão público brasileiro. O estudo apresenta o desenho longitudinal, com três ondas de coletas de dados, entre 2016 e 2019 e descreve as alterações estruturais nas Políticas e Práticas de Gestão de Pessoas. Os resultados apontaram que a percepção de Políticas e Práticas de Gestão de Pessoas pode explicar o comportamento de apoio às mudanças em períodos críticos. Esse estudo contribui tanto para a academia quanto para a prática profissional, visto que apresenta as primeiras evidências de resultados de ações feitas pela área de Gestão de Pessoas utilizando critérios alternativos, como aumento de apoio à mudança e o reconhecimento das políticas e práticas implementadas.

Keywords : práticas de Gestão de Pessoas; comportamento de apoio à mudança; mudanças; estudo longitudinal.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License