SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue1Association between burnout syndrome, lifestyle, anxiety, and perfectionism among elementary school teachers author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Psicologia Organizações e Trabalho

On-line version ISSN 1984-6657

Abstract

LEITE, Wilza Karla dos Santos et al. Presenteísmo na indústria calçadista: uma análise das cargas de trabalho. Rev. Psicol., Organ. Trab. [online]. 2022, vol.22, n.1, pp. 1804-1814. ISSN 1984-6657.  http://dx.doi.org/10.5935/RPOT/2022.1.22829.

Presenteísmo corresponde ao fato de estar no trabalho em condições adversas de saúde e bem-estar. Objetivou-se analisar os fatores relacionados às queixas de saúde e gravidade de recorrência em trabalhadores da indústria calçadista durante dois anos. Foram averiguados 9106 casos, cujas cargas físicas foram avaliadas pelo Occupational Repetitive Actions e as psicológicas, pela Job Stress Scale. Foram utilizados modelos univariados para verificar o risco de adoecimento e os efeitos em termos de recorrência. As atividades apresentam risco para distúrbios osteomusculares e os trabalhadores, baixa latitude decisória; mulheres, setores produtivos e segundo turno de trabalho apresentam uma estimativa de recorrência maior; disfunções do sistema neuromusculoesquelético e prescrição de relaxantes musculares estão entre os mais recorrentes; e, o adoecimento é sazonal, aumentando conforme o tempo e as demandas. As queixas podem estar relacionadas a amplitudes de movimentos não recomendadas, ciclos curtos, repetitividade e baixa autonomia.

Keywords : doenças ocupacionais; condições de trabalho; desordens musculoesqueléticas; dor.

        · abstract in English | Spanish     · text in English     · English ( pdf )

 

Creative Commons License