SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue1Association between burnout syndrome, lifestyle, anxiety, and perfectionism among elementary school teachersThe use of anchor vignettes in research in Organizational and Work Psychology author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Psicologia Organizações e Trabalho

On-line version ISSN 1984-6657

Abstract

DEVOTTO, Rita Pimenta de; FREITAS, Clarissa Pinto Pizarro de  and  WECHSLER, Solange Muglia. Redesenho do trabalho de aproximação: via de acesso ao engajamento no trabalho?. Rev. Psicol., Organ. Trab. [online]. 2022, vol.22, n.1, pp. 1822-1830. ISSN 1984-6657.  http://dx.doi.org/10.5935/RPOT/2022.1.22542.

O engajamento no trabalho é uma fonte de vantagem competitiva para as organizações que pode ser instigado pelo redesenho do trabalho. Investigamos a influência de três tipos de redesenho do trabalho de aproximação no engajamento no trabalho em uma amostra de trabalhadores brasileiros. Os resultados indicaram que o redesenho de aproximação apresentou relações positivas e moderadas com o engajamento. As análises de rede indicaram que o redesenho de aproximação de recursos (comportamental) exerceu influência positiva direta e o redesenho de aproximação de demandas (comportamental) exerceu influência indireta no engajamento. O redesenho de aproximação de recursos (cognitivo) apresentou a relação de maior magnitude com o engajamento. Concluímos que os esforços comportamentais e cognitivos para se aproximar dos aspectos positivos do trabalho e modificar recursos e demandas influenciam o engajamento no trabalho. Sugerimos que os gestores devem fomentar o redesenho do trabalho de aproximação para o envolvimento saudável dos profissionais com seu trabalho.

Keywords : comportamento organizacional; auto-organização; atitudes do empregado.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License