SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número1Associação entre a síndrome de burnout, o estilo de vida, ansiedade e perfeccionismo entre professores do ensino fundamentalUso de vinhetas âncora nas pesquisas em Psicologia Organizacional e do Trabalho índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicologia Organizações e Trabalho

versão On-line ISSN 1984-6657

Resumo

DEVOTTO, Rita Pimenta de; FREITAS, Clarissa Pinto Pizarro de  e  WECHSLER, Solange Muglia. Redesenho do trabalho de aproximação: via de acesso ao engajamento no trabalho?. Rev. Psicol., Organ. Trab. [online]. 2022, vol.22, n.1, pp. 1822-1830. ISSN 1984-6657.  http://dx.doi.org/10.5935/RPOT/2022.1.22542.

O engajamento no trabalho é uma fonte de vantagem competitiva para as organizações que pode ser instigado pelo redesenho do trabalho. Investigamos a influência de três tipos de redesenho do trabalho de aproximação no engajamento no trabalho em uma amostra de trabalhadores brasileiros. Os resultados indicaram que o redesenho de aproximação apresentou relações positivas e moderadas com o engajamento. As análises de rede indicaram que o redesenho de aproximação de recursos (comportamental) exerceu influência positiva direta e o redesenho de aproximação de demandas (comportamental) exerceu influência indireta no engajamento. O redesenho de aproximação de recursos (cognitivo) apresentou a relação de maior magnitude com o engajamento. Concluímos que os esforços comportamentais e cognitivos para se aproximar dos aspectos positivos do trabalho e modificar recursos e demandas influenciam o engajamento no trabalho. Sugerimos que os gestores devem fomentar o redesenho do trabalho de aproximação para o envolvimento saudável dos profissionais com seu trabalho.

Palavras-chave : comportamento organizacional; auto-organização; atitudes do empregado.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License