SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número1El uso de viñetas de anclaje en las investigaciones en Psicología Organizacional y LaboralRutina y salud del profesor universitario: impacto del COVID-19 índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Revista Psicologia Organizações e Trabalho

versión On-line ISSN 1984-6657

Resumen

FERREIRA, Maira Leon; LUQUINI, Isabela de Matos Alves Mendonça; CYPRIANO, Jéssica Silva  y  SARTES, Laisa Marcorela Andreoli. Servidores públicos no contexto universitário: saúde mental, uso de álcool e qualidade de vida. Rev. Psicol., Organ. Trab. [online]. 2022, vol.22, n.1, pp. 1840-1847. ISSN 1984-6657.  http://dx.doi.org/10.5935/RPOT/2022.1.21536.

Contemporaneamente se faz necessário investir em políticas públicas em prol dos trabalhadores das universidades. O objetivo do estudo foi fazer um levantamento sobre a saúde física e mental dos trabalhadores universitários. O estudo está classificado como descritivo, quantitativo e transversal, com amostra de 1011 servidores. Foram utilizadas análises descritivas e inferenciais, e a análise de clusters com o método Ward. Como resultados, 45,3% dos servidores relataram algum tipo de sintoma físico ou psicológico, o que demonstra uma alta incidência de adoecimento nesta população, principalmente quanto aos transtornos mentais ansiedade e depressão. Também existe alta prevalência de adoecimento físico na amostra investigada, sobretudo em mulheres. Foram encontrados cinco agrupamentos de servidores que apresentaram perfis diferenciados em relação ao adoecimento no trabalho, enfatizando a necessidade de políticas públicas em prol da saúde do trabalhador. Conclui-se que programas de promoção à saúde física e mental são necessários na referida universidade, além da necessidade da participação ativa de psicólogos organizacionais na referida instituição.

Palabras clave : saúde do trabalhador; levantamento; trabalhador universitário.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License