SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número1Servidores públicos no contexto universitário: saúde mental, uso de álcool e qualidade de vidaQuestionário dimensões da organização que aprende (DLOQ): validação para o contexto índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicologia Organizações e Trabalho

versão On-line ISSN 1984-6657

Resumo

MOZZATO, Anelise Rebelato; MOZZATO, Fernanda Rebelato; SGARBOSSA, Maira  e  AMARANTE, Geizi Cássia Bettin do. Rotina e saúde do professor universitário: impacto da COVID-19. Rev. Psicol., Organ. Trab. [online]. 2022, vol.22, n.1, pp. 1848-1857. ISSN 1984-6657.  http://dx.doi.org/10.5935/RPOT/2022.1.22208.

A pandemia da COVID-19 impactou professores, estudantes e o sistema educacional. A necessidade de distanciamento social demandou do ensino universitário a releitura de práticas educacionais e a adoção do modelo remoto de ensino, que impactou diretamente na atividade do docente. Diante disso, este estudo objetiva investigar o impacto da COVID-19 sobre a rotina e a saúde do professor universitário, tendo como campo de pesquisa uma Universidade comunitária localizada no norte do estado Rio Grande do Sul. Para tanto, utilizou-se de uma abordagem quantitativa de pesquisa para a validação das três hipóteses propostas. Os resultados evidenciaram que a COVID-19 impactou negativamente a rotina pessoal e profissional dos docentes e sua saúde física e mental, que foram aliados à sobrecarga de trabalho, riscos ergonômicos, articulação do espaço familiar com o profissional, entre outros. Contudo, frente às mudanças compulsórias, reformulações no sistema de ensino-aprendizagem foram aplicadas, tornando-o mais criativo, reflexivo, dialógico e emancipatório.

Palavras-chave : COVID-19; professor universitário; saúde.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License