SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número1Questionário dimensões da organização que aprende (DLOQ): validação para o contextoInteligência emocional e autoeficácia para trabalho em militares da Força Aérea Brasileira índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicologia Organizações e Trabalho

versão On-line ISSN 1984-6657

Resumo

COSTA, Julio Cezar Albuquerque da et al. Escala de estresse acadêmico: avaliando a estabilidade dos parâmetros psicométricos na pandemia da COVID-19. Rev. Psicol., Organ. Trab. [online]. 2022, vol.22, n.1, pp. 1867-1876. ISSN 1984-6657.  http://dx.doi.org/10.5935/RPOT/2022.1.23000.

O estresse acadêmico impacta negativamente na vida de universitários. Diante disso, o estudo se propôs a investigar a possibilidade do novo cotidiano, derivado da pandemia da COVID-19, impactar nos parâmetros psicométricos da Escala de Estresse Acadêmico (EEA). Para tanto, foram estudadas duas amostras de estudantes universitários. A primeira amostra, denominada pré-pandemia, era composta por 306 sujeitos (coletada em 2018). A segunda amostra foi composta com 337 sujeitos, sendo denominada in-pandemia (coletada entre 2020 e 2021). Inicialmente, buscou-se estudar os parâmetros individuais dos itens e validade fatorial do instrumento nos contextos estudados. Os resultados apontam parâmetros de discriminação e dificuldade similares, com estrutura fatorial igual e ótimos índices de ajuste. Por fim, buscou-se investigar a invariância fatorial do instrumento e o funcionamento diferencial dos itens. Os achados indicam invariância configural e métrica para estudantes em turno único e misto. O funcionamento diferencial foi encontrado em dois momentos, porém com baixo impacto sobre o instrumento.

Palavras-chave : estresse acadêmico; escala; COVID-19.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License