SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número1Escala de estrés académico: evaluación de la estabilidad de los parámetros psicométricos en la pandemia del COVID-19Bienestar psicológico y características sociolaborales en profesionales del poder judicial índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Revista Psicologia Organizações e Trabalho

versión On-line ISSN 1984-6657

Resumen

IGNATTI, Juliana Bezerra et al. Inteligência emocional e autoeficácia para trabalho em militares da Força Aérea Brasileira. Rev. Psicol., Organ. Trab. [online]. 2022, vol.22, n.1, pp. 1877-1883. ISSN 1984-6657.  http://dx.doi.org/10.5935/RPOT/2022.1.20429.

Trabalhadores que ocupam cargos militares estão expostos a um nível de exigência maior do que outras profissões, sendo necessário um maior controle emocional. Assim, alta inteligência emocional e autoeficácia podem ser recursos fundamentais para auxiliar em tarefas desempenhadas nestes cargos. Visando a compreender a relação entre estas, o objetivo desse estudo foi analisar a capacidade explicativa da inteligência emocional sobre a autoeficácia em 395 militares da Força Aérea Brasileira, com idades entre 18 e 30 (M = 21,19; DP = 1,75). Estes responderam a Escala de Autoeficácia no Trabalho e ao Inventário de Competências Emocionais, sendo os dados analisados a partir de um modelo estrutural. Os resultados indicaram correlações positivas, sendo a inteligência emocional capaz de explicar positivamente as dimensões da autoeficácia para o trabalho, isso indica que fatores emocionais podem ser importantes preditores de indicadores cognitivos fundamentais em profissões de alto desempenho.

Palabras clave : psicologia aeronáutica; respostas emocionais; trabalho.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License