SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número1Bem-estar psicológico e características sociolaborais em profissionais do poder judiciárioA gestão a partir da psicodinâmica do trabalho: revisão sistemática da literatura índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicologia Organizações e Trabalho

versão On-line ISSN 1984-6657

Resumo

CARVALHO, Virgínia D.  e  SANTOS, Vitória Régia Lopes dos. Estressores psicossociais e saúde ocupacional entre docentes da educação básica pública. Rev. Psicol., Organ. Trab. [online]. 2022, vol.22, n.1, pp. 1893-1901. ISSN 1984-6657.  http://dx.doi.org/10.5935/RPOT/2022.1.22902.

O estudo analisou a relação entre estressores psicossociais, sexo, transtornos mentais comuns (TMC) e danos físicos relacionados ao trabalho, entre docentes da educação básica pública. Uma amostra de 452 participantes respondeu a três escalas e a um formulário sociodemográfico e laboral. Análises de regressão hierárquica indicaram os estressores explicando a ocorrência de TMC e danos físicos relacionados ao trabalho, independentemente do sexo do respondente. Maior ocorrência de sintomas foi relatada pelas mulheres. Destacaram-se a capacidade preditiva do conflito trabalho-família em relação a todos os sintomas analisados e da sobrecarga de trabalho em relação aos TMC e dores no corpo, principalmente membros inferiores, além de alterações no sono. Efeito interativo foi verificado entre sexo e conflito trabalho-família em relação aos danos físicos. A discussão da saúde no trabalho docente foi enriquecida com a inclusão da variável sexo e de outros estressores psicossociais, como a insegurança na carreira, ainda pouco explorados nas pesquisas junto a estes profissionais.

Palavras-chave : estressores psicossociais; saúde ocupacional; docentes.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License