SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número2Ações educacionais e prevenção em saúde de gestores e equipes: revisão sistemáticaRelação entre traço-inteligência emocional e desempenho de cidadania em um trabalho de alta complexidade: examinando sua validade preditiva e o efeito mediador da satisfação no trabalho índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicologia Organizações e Trabalho

versão On-line ISSN 1984-6657

Resumo

IWAYA, Gabriel Horn; STEIL, Andrea Valéria; LOPES, Luis Felipe Dias  e  CRUZ, Roberto Moraes. Preditores da intenção de compra de alimentos orgânicos no contexto brasileiro. Rev. Psicol., Organ. Trab. [online]. 2022, vol.22, n.2, pp. 1943-1952. ISSN 1984-6657.  http://dx.doi.org/10.5935/rpot/2022.2.22269.

Esse artigo utiliza um modelo estendido da Teoria do Comportamento Planejado (TCP) com o objetivo de explicar a intenção de compra de alimentos orgânicos (ICAO). Além dos três construtos da TCP (atitudes, normas subjetivas e controle comportamental percebido), foram incluídos no modelo: normas morais positivas, normas morais negativas e normas descritivas. A adequação do modelo foi avaliada por meio de modelagem de equações estruturais. A pesquisa utilizou o delineamento de levantamento com coleta de dados online e amostragem não-probabilística. Participaram 705 consumidores brasileiros, maiores de 18 anos, responsáveis ou parcialmente responsáveis pelas compras de alimentos em suas residências. Em ordem de tamanho dos coeficientes de caminho, controle comportamental percebido, atitudes, normas morais negativas, normas subjetivas e normas descritivas são preditores da ICAO. As normas morais positivas não demonstraram impacto como preditora da ICAO. Nas discussões, são apresentadas as implicações teóricas e práticas, limitações da pesquisa e possibilidades de estudos futuros.

Palavras-chave : intenção; alimentos orgânicos; atitudes; comportamento do consumidor; modelagem de equações estruturais.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License