SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue2Linking trait-emotional intelligence and citizenship performance in a high-complexity job: examining its predictive validity and the mediating effect of job satisfactionPerception of pre-computerization generations on teleworking during the COVID-19 pandemic author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Psicologia Organizações e Trabalho

On-line version ISSN 1984-6657

Abstract

BARTH, César Augusto et al. Competências mapeadas e capacitações ofertadas em uma Universidade Federal Brasileira. Rev. Psicol., Organ. Trab. [online]. 2022, vol.22, n.2, pp. 1962-1970. ISSN 1984-6657.  http://dx.doi.org/10.5935/rpot/2022.2.22485.

O mapeamento de competências é um instrumento de diagnóstico em Treinamento, Desenvolvimento e Educação. Seus resultados devem orientar o planejamento de ações de capacitação. O presente estudo buscou descrever e analisar a coerência entre as competências mapeadas por uma universidade pública e o seu planejamento de capacitação. Para tanto, foram analisados os planos de Capacitação e os relatórios de mapeamento de competências dos três ciclos de mapeamento realizados entre os anos 2011 e 2018, a partir de três parâmetros: número de ações de capacitação ofertadas, número de servidores capacitados e a carga horária das ações. Nos resultados, foi identificado que a maioria das competências-alvo dos planos de capacitação haviam sido identificadas com gap médio ou baixo (52,88% e 84,09%, respectivamente) ou mesmo estavam fora do mapeamento de competências (24,03%). Esses dados podem tanto apontar para um desperdício de recurso público, como determinar a ineficiência do planejamento de capacitação.

Keywords : gestão por competências; diagnóstico de competência; administração pública.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License