SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue2Perception of pre-computerization generations on teleworking during the COVID-19 pandemicPara além da narrativa trabalho-família: promoção de equidade de gênero entre mães trabalhadoras Brasileiras author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Psicologia Organizações e Trabalho

On-line version ISSN 1984-6657

Abstract

PEIXOTO, Evandro Morais et al. Paixão pelo trabalho: propriedades psicométricas e relações com flow e autoeficácia ocupacional. Rev. Psicol., Organ. Trab. [online]. 2022, vol.22, n.2, pp. 1978-1986. ISSN 1984-6657.  http://dx.doi.org/10.5935/rpot/2022.2.23385.

Em estudos, tem sido sugerido potenciais efeitos da paixão pelo trabalho no bem-estar nas organizações. Contudo, são escassas as evidências que asseguram a mensuração deste construto no Brasil e os efeitos das dimensões da paixão, harmoniosa (PH) e obsessiva (PO), sobre a experiência de flow (absorção, prazer e motivação intrínseca) e autoeficácia ocupacional. Essa pesquisa teve como objetivos estimar novas evidências de validade da Escala de Paixão pelo Trabalho e avaliar as associações entre paixão, flow e autoeficácia ocupacional. Participaram 556 profissionais de ambos os sexos. Análises fatoriais exploratórias sugeriram a adequação da estrutura de dois fatores relacionados, correspondentes ao modelo teórico. A Modelagem de Equações Estruturais demonstrou que ambas as formas de paixão se relacionavam positivamente com absorção e motivação intrínseca, mas apenas PH apresentou relação significativa com o prazer no trabalho e a autoeficácia ocupacional. Ademais, observou-se o papel mediador do flow na relação entre PH e autoeficácia.

Keywords : Psicologia positiva; Psicologia organizacional; validade do teste.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License