SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número1Linhagens operantes e linhagens culturo-comportamentais: uma demonstração experimentalAfeto e conhecimento: analisando algumas transformações no trabalho contemporâneo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista de Psicologia da UNESP

versão On-line ISSN 1984-9044

Resumo

CAMPOS, Érico Bruno Viana. Considerações sobre a morte e o luto na psicanálise. Rev. Psicol. UNESP [online]. 2013, vol.12, n.1, pp. 13-24. ISSN 1984-9044.

O artigo apresenta os caminhos básicos por meio dos quais o pensamento psicanalítico concebe as questões da morte e do luto: a identificação melancólica e a pulsão de morte. As implicações desses conceitos para a compreensão a morte e o luto são discutidas, em especial mostrando que a pulsão de morte, diferentemente de um desejo de morrer, deve ser entendida como uma potencialidade traumática para o aparelho psíquico, necessitando ser ligada e representada. Nesse sentido, argumenta-se que as configurações narcísicas de personalidade em jogo na pós-modernidade favoreçam a explosão da violência no campo da cultura. Um dos reflexos desse processo se dá na carência do trabalho de elaboração psíquica do luto e da morte, o que demonstra a pertinência da definição de “morte escancarada” como uma representação social da morte na atualidade.

Palavras-chave : Morte; Luto; Identificação (Psicanálise); Pulsão de Morte.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )