SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 issue1Remarks about death and mourning as understood by psychoanalysisConversations author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista de Psicologia da UNESP

On-line version ISSN 1984-9044

Abstract

FAZZANO, Leandro Herkert  and  MANSANO, Sonia Regina Vargas. Afeto e conhecimento: analisando algumas transformações no trabalho contemporâneo. Rev. Psicol. UNESP [online]. 2013, vol.12, n.1, pp. 25-35. ISSN 1984-9044.

O trabalho imaterial destaca-se na contemporaneidade como uma atividade cujo produto final não se caracteriza necessariamente como um bem palpável, tal qual um objeto propriamente dito, mas sim como prestação de serviço, comunicação, entretenimento ou cultura. Para isso, são exigidas dimensões subjetivas que outrora eram praticamente disfuncionais no universo laboral, como a cognição, os afetos e as relações sociais. Todavia, ao valer-se de tais elementos, o trabalhador insere-se em um ciclo de afetação constante, pois a separação entre tempo de trabalho e vida privada encontra-se turva. Ao mesmo tempo, é exigido do trabalhador que não expresse parte de seus afetos durante a jornada de atividades, objetivando, com isso, manter o corpo em uma linearidade afetiva, sempre pronta a acolher os clientes. Os efeitos dessa exigência podem ser encontrados na proliferação de psicopatologias como transtorno do pânico e o estresse, demonstrando, assim, o padecimento do corpo do trabalhador na contemporaneidade.

Keywords : afeto; trabalho imaterial; subjetividade.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )