SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 issue1ConversationsThe National Humanization Policy as a strategy for collective production of health practices author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista de Psicologia da UNESP

On-line version ISSN 1984-9044

Abstract

IKUMA, Daniel Massayuki; KODATO, Sergio  and  SANCHES, Nilton Antonio. Significados de atos infracionais praticados por adolescentes em conflito com a lei. Rev. Psicol. UNESP [online]. 2013, vol.12, n.1, pp. 51-63. ISSN 1984-9044.

Este estudo buscou investigar os significados e as explicações sobre os atos infracionais praticados por adolescentes em conflito com a lei, por eles próprios. Referenciando-se no método de análise das representações sociais, procurou-se investigar nas práticas discursivas, as interpretações dos atos delituosos cometidos. Os dados foram colhidos por meio de entrevistas semiestruturadas, contextualizadas através da observação participante do cotidiano da instituição de internamento. A análise temática dos vários discursos indicou que os atos infracionais são representados como instrumentos de intimidação, poder e sobrevivência. No imaginário dos adolescentes infratores, o vínculo com a cultura do crime organizado é alternativa existencial e possibilidade instrumental de acesso ao consumo, pertinência grupal e inclusão social.

Keywords : Atos infracionais; Representações sociais; Internação; Violência; Pertinência Social.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )