SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número1ConversaçõesA Política Nacional de Humanização como estratégia de produção coletiva das práticas em saúde índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Revista de Psicologia da UNESP

versión On-line ISSN 1984-9044

Resumen

IKUMA, Daniel Massayuki; KODATO, Sergio  y  SANCHES, Nilton Antonio. Significados de atos infracionais praticados por adolescentes em conflito com a lei. Rev. Psicol. UNESP [online]. 2013, vol.12, n.1, pp. 51-63. ISSN 1984-9044.

Este estudo buscou investigar os significados e as explicações sobre os atos infracionais praticados por adolescentes em conflito com a lei, por eles próprios. Referenciando-se no método de análise das representações sociais, procurou-se investigar nas práticas discursivas, as interpretações dos atos delituosos cometidos. Os dados foram colhidos por meio de entrevistas semiestruturadas, contextualizadas através da observação participante do cotidiano da instituição de internamento. A análise temática dos vários discursos indicou que os atos infracionais são representados como instrumentos de intimidação, poder e sobrevivência. No imaginário dos adolescentes infratores, o vínculo com a cultura do crime organizado é alternativa existencial e possibilidade instrumental de acesso ao consumo, pertinência grupal e inclusão social.

Palabras clave : Atos infracionais; Representações sociais; Internação; Violência; Pertinência Social.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )