SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número1Significados de atos infracionais praticados por adolescentes em conflito com a leiIdentidade Psicossocial dos Adolescentes no Regime de Internato na Educação Agrícola índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista de Psicologia da UNESP

versão On-line ISSN 1984-9044

Resumo

NAVARRO, Luisa Milano  e  PENA, Ricardo Sparapan. A Política Nacional de Humanização como estratégia de produção coletiva das práticas em saúde. Rev. Psicol. UNESP [online]. 2013, vol.12, n.1, pp. 64-73. ISSN 1984-9044.

Este artigo se insere no âmbito das políticas públicas que compõem o Sistema Único de Saúde (SUS), a fim de discutir o campo de conhecimento e práticas de saúde em curso. Discorrendo sobre a Política Nacional de Humanização da Atenção e Gestão no SUS (PNH), buscamos afirmá-la enquanto estratégia de produção coletiva das práticas em saúde, enfatizando a inseparabilidade entre clínica e gestão. Através de um percurso pela organização da PNH, destacamos seus princípios, diretrizes e método como orientações para o compartilhamento dos modos de produzir saúde, os quais se dão a partir da ação de gestores, trabalhadores, usuários e movimentos sociais. Assim, é focando na articulação entre os atores implicados com as práticas clínicas e de gestão democráticas que buscamos situar a PNH como política de saúde do SUS.

Palavras-chave : Política Nacional de Humanização; Saúde Coletiva; Política de Saúde.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )