SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número1A Política Nacional de Humanização como estratégia de produção coletiva das práticas em saúdeA fotografia como de produção de conhecimento nas ciências humanas e sociais: primeiras aproximações índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Revista de Psicologia da UNESP

versión On-line ISSN 1984-9044

Resumen

MORAIS, Alessandra Xavier; BENELLI, Sílvio José  y  MONTEIRO, Rosa Cristina. Identidade Psicossocial dos Adolescentes no Regime de Internato na Educação Agrícola. Rev. Psicol. UNESP [online]. 2013, vol.12, n.1, pp. 74-89. ISSN 1984-9044.

Este artigo é o resultado de uma pesquisa de mestrado onde procuramos estudar e compreender a identidade psicossocial dos adolescentes submetidos ao regime de internato. Discutimos o tema do colégio interno na literatura além de apontamentos sobre adolescência em diversas abordagens psicológicas. As estratégias de investigação foram entrevistas, relatos e grupo focal. Concluímos que, mesmo com as dificuldades os alunos acreditam que o futuro promissor só pode ser alcançado através de uma formação técnica, o que lhes possibilitaria não só adquirirem um saber, mas também como forma de terem acesso a um trabalho de melhor remuneração. Um melhor entendimento da realidade circundante permite que possamos subsidiar diferentes profissionais de instituições que também adotam o internato como opção de permanência.

Palabras clave : Internato Escolar; educação agrícola; identidade psicossocial.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )