SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número2A constituição do espaço Fórum a partir do Paradigma da Atenção PsicossocialEspiritualidade e sintomatologia depressiva em estudantes universitários brasileiros índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Revista de Psicologia da UNESP

versión On-line ISSN 1984-9044

Resumen

BARROS, Cesar. José Resende e a psicanálise: a escultura revisitada entre o estável e o instável . Rev. Psicol. UNESP [online]. 2013, vol.12, n.2, pp. 42-49. ISSN 1984-9044.

Este artigo propõe uma leitura da escultura contemporânea, centrada no trabalho do artista plástico brasileiro José Resende. O ponto de partida é o livro do crítico inglês Peter Fuller, “Arte e Psicanálise” (1980), no qual tematiza a questão da permanência dos objetos de arte. Como é possível continuarmos a admirar obras que distam séculos da nossa realidade? Tal pergunta se refaz no encontro com trabalhos artísticos, mesmo que sejam contemporâneos. Consideramos que a proposta de Fuller se aproxima da perspectiva metodológica apresentada pela Teoria dos Campos que nos permite entender como determinada obra pede para ser lida, criando uma abertura para a contribuição da Psicanálise. Essa discussão tem como referência os trabalhos de Resende que questionam os parâmetros usuais que temos para a sua leitura.

Palabras clave : escultura; arte; psicanálise.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )