SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número2José Resende e a psicanálise: a escultura revisitada entre o estável e o instávelSaúde mental infantil e atenção primária: relações possíveis índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Revista de Psicologia da UNESP

versión On-line ISSN 1984-9044

Resumen

CARLOTTO, Rodrigo Carvalho. Espiritualidade e sintomatologia depressiva em estudantes universitários brasileiros. Rev. Psicol. UNESP [online]. 2013, vol.12, n.2, pp. 50-60. ISSN 1984-9044.

O presente estudo buscou investigar trabalhos referentes à espiritualidade e/ou sintomatologia depressiva em estudantes universitários brasileiros. Foi realizada uma revisão sistemática de literatura na base de dados LILACS no período de 2003 a 2013. No total, foram encontrados 137 artigos. Após a utilização dos critérios de inclusão e exclusão, restaram para análise final apenas 10 estudos. Esses trabalhos foram organizados e discutidos em três categorias: 1) Espiritualidade, religião e religiosidade, 2) Espiritualidade e saúde, 3) Depressão, espiritualidade e contexto universitário. Constatou-se que apenas dois artigos investigavam as correlações entre espiritualidade e depressão no contexto universitário, as demais produções abordavam essas variáveis de forma isolada.

Palabras clave : Espiritualidade; Depressão; Estudantes Universitários.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )