SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 issue2Spirituality and depressive symptoms in brazilian college studentsSome considerations on the term Applied Psychoanalysis and the Psychoanalytic Method in the analysis of culture author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

article

Indicators

Share


Revista de Psicologia da UNESP

On-line version ISSN 1984-9044

Abstract

SINIBALDI, Barbara. Saúde mental infantil e atenção primária: relações possíveis. Rev. Psicol. UNESP [online]. 2013, vol.12, n.2, pp.61-72. ISSN 1984-9044.

A falta de diretrizes políticas para instituir o cuidado de crianças na área da saúde mental foi preenchido por instituições em sua maioria privadas e/ou filantrópicas que durante muito tempo foram as únicas opções, gerando um quadro de desassistência, abandono e exclusão. Apesar das transformações ocorridas, a Reforma Psiquiátrica Brasileira precisa enfrentar muitos problemas e desafios, dentre eles o de implementar políticas e práticas capazes de assegurar os direitos básicos de cidadania de toda a população infantil brasileira, uma vez que a promulgação de textos legais não operam por si as mudanças necessárias. O objetivo do presente estudo é problematizar como tem sido construída a relação entre os serviços de Atenção Primária e os cuidados dispensados a infância no Brasil. Busca-se com essa pesquisa, apoiar à consolidação dos cuidados a saúde mental infantil em serviços de Atenção Primária no paradigma da Atenção Psicossocial.

Keywords : Atenção Primária; Saúde Mental; Infância.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )