SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número2Espiritualidade e sintomatologia depressiva em estudantes universitários brasileirosAlgumas considerações sobre o termo Psicanálise Aplicada e o Método Psicanalítico na análise da Cultura índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

artigo

Indicadores

Compartilhar


Revista de Psicologia da UNESP

versão On-line ISSN 1984-9044

Resumo

SINIBALDI, Barbara. Saúde mental infantil e atenção primária: relações possíveis. Rev. Psicol. UNESP [online]. 2013, vol.12, n.2, pp.61-72. ISSN 1984-9044.

A falta de diretrizes políticas para instituir o cuidado de crianças na área da saúde mental foi preenchido por instituições em sua maioria privadas e/ou filantrópicas que durante muito tempo foram as únicas opções, gerando um quadro de desassistência, abandono e exclusão. Apesar das transformações ocorridas, a Reforma Psiquiátrica Brasileira precisa enfrentar muitos problemas e desafios, dentre eles o de implementar políticas e práticas capazes de assegurar os direitos básicos de cidadania de toda a população infantil brasileira, uma vez que a promulgação de textos legais não operam por si as mudanças necessárias. O objetivo do presente estudo é problematizar como tem sido construída a relação entre os serviços de Atenção Primária e os cuidados dispensados a infância no Brasil. Busca-se com essa pesquisa, apoiar à consolidação dos cuidados a saúde mental infantil em serviços de Atenção Primária no paradigma da Atenção Psicossocial.

Palavras-chave : Atenção Primária; Saúde Mental; Infância.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )