SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 issue2The reader of zentropa as a dancer in the dark: approaching of the experience of the activity as politics author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista de Psicologia da UNESP

On-line version ISSN 1984-9044

Abstract

VERCEZE, Flávia Angelo; SEI, Maíra Bonafé  and  BRAGA, Carla Maria Lima. A demanda por psicoterapia na adolescência: a visão dos pais e dos filhos. Rev. Psicol. UNESP [online]. 2013, vol.12, n.2, pp. 92-102. ISSN 1984-9044.

Objetivou-se investigar, por meio de uma pesquisa qualitativa, a demanda por psicoterapia de adolescentes junto a um serviço-escola de Psicologia, no olhar de pais e adolescentes envolvidos nos atendimentos. Foram consultados dados dos adolescentes atendidos, incluindo a queixa trazida pelos pais no momento da triagem, comparando-os aos relatos dos estagiários responsáveis pela psicoterapia para melhor compreensão dos sintomas dos adolescentes e suas necessidades. Observou-se que as queixas apresentadas pelos pais, relativas a questões como o desempenho acadêmico, não apresentavam grande consonância com as queixas dos próprios adolescentes, aspecto que aponta para uma dificuldade dos pais em compreenderem seus filhos e para o papel que a psicoterapia pode ter um junto a esta população.

Keywords : Adolescência; sintomas; psicoterapia; Winnicott.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )