SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número1Saúde mental e hospitalização: qual a percepção dos profissionais da saúde? índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista de Psicologia da UNESP

versão On-line ISSN 1984-9044

Resumo

LAGES, Sônia Regina Corrêa et al. Pesquisas em Psicologia Social no Campo da Saúde da População Negra no Brasil . Rev. Psicol. UNESP [online]. 2014, vol.13, n.1, pp. 1-10. ISSN 1984-9044.

O presente artigo delineia o estado da arte das pesquisas no campo da Psicologia Social e saúde da população negra, no Brasil, considerando que os coletivos negros sofrem desigualdades sócio-historicamente determinadas e, dentre elas, doenças e agravos que são prevalentes nesta população. Dados estatísticos demonstram que a morbi-mortalidade no Brasil tem cor, ela é negra, o que aponta para a iniquidade em tratamento à saúde no Brasil. A busca por produções limitou-se: ao Banco de Teses da Capes – dissertações e teses, na área da Psicologia Social; na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações – BDTD, e nas Revistas de Psicologia (em interface com o social), indexadas na Rede Scielo. Esse estudo preliminar apontou para uma baixa produção da Psicologia Social no referido tema, o que limita sua atuação na luta pelos direitos sociais e sua participação nas políticas públicas sobre saúde.

Palavras-chave : Psicologia Social; Saúde da População Negra; Produções Científicas.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )