SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número1Pesquisas em Psicologia Social no Campo da Saúde da População Negra no BrasilDesamparo Psíquico Na Contemporaneidade índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista de Psicologia da UNESP

versão On-line ISSN 1984-9044

Resumo

LAUERMANN, Jusiene Denise  e  BORGES, Zulmira Newlands. Saúde mental e hospitalização: qual a percepção dos profissionais da saúde?. Rev. Psicol. UNESP [online]. 2014, vol.13, n.1, pp. 11-20. ISSN 1984-9044.

Este artigo tem por finalidade apresentar e problematizar as percepções dos profissionais da saúde sobre as pessoas com transtornos mentais e a sua internação. Trata-se, especificamente, de profissionais que atuam no setor de assistência psiquiátrica de um hospital geral público localizado no sul do Brasil. Dessa forma, busca-se discutir como as percepções deles, acerca da saúde mental, interferem no atendimento oferecido às pessoas que chegam até o setor. Como metodologia, adotou-se a observação participante, utilizando-se o diário de campo e a entrevista semiestruturada. A observação participante foi realizada por três meses, e as entrevistas foram feitas com cinco profissionais da saúde atuantes no local pesquisado. As percepções encontradas sobre a saúde mental, no período da pesquisa, estavam relacionadas a agressividade, imprevisibilidade, falta de controle e sofrimento psíquico intenso, o qual interfere no funcionamento global do paciente e nas suas relações familiares e sociais.

Palavras-chave : Saúde mental; Profissionais da saúde; Pessoas com transtornos mentais.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )