SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número1Saúde mental e hospitalização: qual a percepção dos profissionais da saúde?O Centro de Atenção Psicossocial como dispositivo social de produção de subjetividade índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Revista de Psicologia da UNESP

versión On-line ISSN 1984-9044

Resumen

OLIVEIRA, Adriana Aparecida Almeida de; RESSTEL, Cizina Célia Fernandes Pereira  y  JUSTO, José Sterza. Desamparo Psíquico Na Contemporaneidade. Rev. Psicol. UNESP [online]. 2014, vol.13, n.1, pp. 21-32. ISSN 1984-9044.

O presente artigo se propõe a fazer uma reflexão teórica da experiência de desamparo na atualidade, partindo da conceituação do desamparo por Freud e confrontando com análises e reflexões de autores contemporâneos sobre modelos de subjetivação que se despontam nos dias atuais. O desamparo aparece, já nas primeiras experiências da vida, como resultado da incompletude do organismo, de sua necessidade de realizar trocas com o mundo e da extrema dependência da ajuda de outros. A cultura contemporânea acentua o individualismo, por um lado, acenando com maiores possibilidades de realização de desejos, por outro, tornando os vínculos e relacionamentos efêmeros e tênues. Na ausência de um continente sólido, seguro e estável para as experiências emocionais e afetivas surgem sentimentos de desamparo que ativam mecanismos de defesas primitivos, contribuindo para a acentuação de formas de subjetivação regressivas e para o declínio do simbólico.

Palabras clave : Psicanálise; Desamparo; Contemporaneidade.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )