SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número1O Centro de Atenção Psicossocial como dispositivo social de produção de subjetividadeOs Efeitos da Matriz Bioparental nos Processos de Adoção de Crianças e Adolescentes índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista de Psicologia da UNESP

versão On-line ISSN 1984-9044

Resumo

RODRIGUES, Rosângela Rocio Jarros. Os efeitos de sentido acerca do trabalho em diferentes gêneros discursivos. Rev. Psicol. UNESP [online]. 2014, vol.13, n.1, pp. 52-59. ISSN 1984-9044.

Este artigo resulta de uma pesquisa desenvolvida na área de Psicologia do Trabalho. O objetivo é investigar, de uma perspectiva crítica, os efeitos de sentido produzidos ao longo do processo social, histórico e cultural acerca da temática do Trabalho e identificar na inscrição de enunciados os valores ideológicos veiculados pela comunidade discursiva que os enuncia. O método de pesquisa é qualitativo e fundamenta-se na Análise do Discurso de linha francesa e o corpus constituído por diferentes gêneros discursivos, como poesia, letra de música, história em quadrinhos e provérbios. Os resultados indicam a predominância da formação discursiva instrumental, ou seja, o trabalho como fonte econômica e de sobrevivência. Conclui-se que o sentido do trabalho reafirma valores ideológicos ligados ao capital.

Palavras-chave : Trabalho; análise do discurso; produção de sentidos; gêneros discursivos.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )