SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número1Os Efeitos da Matriz Bioparental nos Processos de Adoção de Crianças e Adolescentes índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista de Psicologia da UNESP

versão On-line ISSN 1984-9044

Resumo

SILVA, Antonio Luiz da. Agonias dum pesquisador numa abordagem envolvendo crianças: reflexões advindas de Catingueira - PB. Rev. Psicol. UNESP [online]. 2014, vol.13, n.1, pp. 86-97. ISSN 1984-9044.

Neste artigo destaco a importância do campo de pesquisa para a formação do pesquisador. Enfatizo que o preparo prévio não elimina as angústias antes da entrada em campo. Apresento a abordagem que experimentei, mostrando como circulei por todos os espaços do campo, visando compreender como viviam adultos e crianças. Afirmo que mesmo cuidadoso com minha autoexposição, não estive livre de constrangimento, desconfiança social e controle da comunidade. Intuo que isso ocorreu porque minha abordagem envolvia também as crianças quando eu não estava sob a proteção de uma instituição específica. Concluo que a entrada em campo e a abordagem às pessoas podem ter consequências diretas para a condução da pesquisa e para seus resultados.

Palavras-chave : Pesquisador; campo; metodologia; abordagem; crianças.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )