SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número2O fazer como potência: atuação da psicologia no sistema único de assistência social índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista de Psicologia da UNESP

versão On-line ISSN 1984-9044

Resumo

MOREIRA, Keila Barros. Contribuições para o aprimoramento dos processos de trabalho e cuidado no CAPS II: Fenomenologia existencial e Política Nacional de Humanização. Rev. Psicol. UNESP [online]. 2014, vol.13, n.2, pp. 1-13. ISSN 1984-9044.

Buscou-se aprimorar os processos de trabalho e de cuidado de um CAPS (Centro de Atenção Psicossocial), na perspectiva da Fenomenologia existencial e com as contribuições da Política Nacional de Humanização (PNH). Ambas propõem uma mudança na visão e formas de intervir com o homem. Acreditam na capacidade que ele tem de se refazer, respeitam sua singularidade e fomentam sua autonomia. A metodologia foi a cartografia, e a coleta de dados foi feita por meio de encontros em formato de roda com os técnicos do CAPS, objetivando construir o fluxograma e o Projeto terapêutico singular de um usuário do serviço. As contribuições desse trabalho são no sentido de aprimorar a gestão participativa e autonomia dos envolvidos, aperfeiçoando os processos de trabalho e cuidado.

Palavras-chave : fenomenologia existencial; saúde mental; sistema único de saúde; política nacional de humanização; fluxograma analisador.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )