SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número2Contribuições para o aprimoramento dos processos de trabalho e cuidado no CAPS II: Fenomenologia existencial e Política Nacional de HumanizaçãoVivências emocionais de pacientes oncológicos submetidos à quimioterapia índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista de Psicologia da UNESP

versão On-line ISSN 1984-9044

Resumo

PIVETA, Ruth Tainá Aparecida  e  MANSANO, Sonia Regina Vargas. O fazer como potência: atuação da psicologia no sistema único de assistência social. Rev. Psicol. UNESP [online]. 2014, vol.13, n.2, pp. 14-25. ISSN 1984-9044.

Este artigo tem por objetivo investigar o universo da Política de Assistência Social, com vistas a suscitar questionamentos acerca da inserção de psicólogos neste campo de atuação recente. Compreendendo-se o trabalho do psicólogo como eminentemente imaterial e afetivo, faz-se necessário analisar os efeitos dessa atividade relacional na vida desses trabalhadores. Compreender suas práticas exigiu a análise de algumas ferramentas conceituais capazes de promover uma intervenção mais contextualizada, que fosse além das prescrições já existentes, levando em consideração a multiplicidade dos afetos experimentados no cotidiano de trabalho e a implicação política dos profissionais que esse campo demanda.

Palavras-chave : psicologia; assistência social; trabalho imaterial; afeto.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )