SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número2O fazer como potência: atuação da psicologia no sistema único de assistência socialCompreensão de uma fábula por meninos e meninas de 6 anos: um estudo exploratório índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista de Psicologia da UNESP

versão On-line ISSN 1984-9044

Resumo

SETTE, Catarina Possenti  e  GRADVOHL, Silvia Mayumi Obana. Vivências emocionais de pacientes oncológicos submetidos à quimioterapia. Rev. Psicol. UNESP [online]. 2014, vol.13, n.2, pp. 26-31. ISSN 1984-9044.

O impacto do diagnóstico do câncer e o tratamento desencadeiam emoções nos pacientes e familiares, necessidade de reestruturação da vida a partir das mudanças impostas e para que ambos possam se ajustar da melhor maneira possível o psicólogo tem importante papel neste momento. O presente estudo tem por objetivo apresentar uma visão sobre Psicologia no contexto da Oncologia, bem como relatar o trabalho realizado a partir de um campo de estágio da Psicologia Hospitalar, desenvolvido em uma clínica particular de um município do interior de São Paulo. Serão apresentadas as atividades realizadas, que foram intervenções junto aos pacientes e familiares, com caráter de acolhimento psicológico. A vivência demonstrou a importância do trabalho com os pacientes oncológicos, principalmente visando a qualidade de vida.

Palavras-chave : psicologia hospitalar; psico-oncologia; câncer; atuação do psicólogo.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )