SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número2Vivências emocionais de pacientes oncológicos submetidos à quimioterapiaSentidos sobre o uso de drogas construídos por psicólogos: implicações práticas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista de Psicologia da UNESP

versão On-line ISSN 1984-9044

Resumo

PERIM, Silvia Lorenzoni. Compreensão de uma fábula por meninos e meninas de 6 anos: um estudo exploratório. Rev. Psicol. UNESP [online]. 2014, vol.13, n.2, pp. 32-40. ISSN 1984-9044.

Este artigo objetiva fazer um levantamento dos estudos já realizados sobre o conto de fadas como instrumento de pesquisa e apresentar os dados de um projeto de pesquisa, utilizando uma fábula como ferramenta. A continuidade dos trabalhos com crianças, empregando a fábula como instrumento de investigação, com base na perspectiva piagetiana, busca possibilidades de acesso aos processos cognitivos, afetivos e morais e favorece a compreensão do desenvolvimento psicológico dos participantes. O estudo exploratório foi realizado com crianças de seis anos de idade, e a análise da reconstituição da fábula pelos participantes revelou diferenças entre meninos e meninas. Assim, tal método de pesquisa constitui-se, de fato, como forma privilegiada de acessar e compreender as representações infantis, podendo oferecer contribuições relevantes para os estudos de desenvolvimento humano.

Palavras-chave : infância; representação; fábula; Piaget.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )