SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número2Compreensão de uma fábula por meninos e meninas de 6 anos: um estudo exploratório índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista de Psicologia da UNESP

versão On-line ISSN 1984-9044

Resumo

PIRES, Ronaldo Rodrigues  e  XIMENES, Verônica Morais. Sentidos sobre o uso de drogas construídos por psicólogos: implicações práticas. Rev. Psicol. UNESP [online]. 2014, vol.13, n.2, pp. 41-51. ISSN 1984-9044.

Tendo em vista os estudos que apontam um processo de estigmatização dos usuários de drogas nos serviços de saúde.e considerando o número cada vez mais significativo de psicólogos na atenção à saúde desse público, percebemos a necessidade de problematizar essa atuação. Tivemos como objetivo compreender como os sentidos sobre o uso de drogas trazem implicações para o direcionamento das práticas psicológicas. Para tanto, utilizamos a pesquisa de metodologia qualitativa, empregando entrevistas com psicólogos que trabalhavam na assistência à saúde de usuários de álcool e outras drogas. Como técnica de análise, utilizamos a Análise de Conteúdo. Os resultados apontam que a atribuição de sentidos, pelos psicólogos, às substâncias como portadoras de um poder sobre o sujeito implicam práticas que visam à abstinência e ao controle das condutas dos usuários.

Palavras-chave : psicólogo(a); drogas; assistência à saúde; psychologist; drugs; th care.

        · resumo em Português     · texto em Português     · Português ( pdf )