SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 issue1The Brazilian Internet's Civil Regulation Process: some ideas about Psychology, Child Pornography, and Pedophilia author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista de Psicologia da UNESP

On-line version ISSN 1984-9044

Abstract

BANDEIRA, Noemi  and  SOUZA, Gabriela Neves Paula de. Construindo histórias, narrando vidasBuilding stories, telling about life. Rev. Psicol. UNESP [online]. 2015, vol.14, n.1, pp. 01-09. ISSN 1984-9044.

Este relato propõe refletir sobre a contribuição da arte para o cuidado de usuários de um Centro de Atenção Psicossocial. Trata-se de um estudo que traz uma reflexão sobre a experiência da construção de histórias como estratégia para a escuta desses usuários. Como referencial teórico, foi utilizada a Psicanálise de Freud e Lacan, além dos pressupostos da Atenção Psicossocial. A utilização da arte mostrou-se uma estratégia importante pela possibilidade de fazer emergir, a partir do processo de criação, uma referência, um limiar para o gozo do Outro e uma fonte para um discurso possível do laço social. Concluiuse que o trabalho artístico é um aliado significativo para a Reforma Psiquiátrica do Brasil.

Keywords : saúde mental; psicanálise; reforma psiquiátrica; atenção psicossocial; arte.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License