SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 issue1The Brazilian Internet's Civil Regulation Process: some ideas about Psychology, Child Pornography, and PedophiliaSome reflections about children suicide author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista de Psicologia da UNESP

On-line version ISSN 1984-9044

Abstract

MANFRE, Monique Marques. Redes de atenção aos usuários de álcool e outras drogas: a visão dos trabalhadores e gestores de serviços de saúde mental de um município do Estado de São Paulo. Rev. Psicol. UNESP [online]. 2015, vol.14, n.1, pp. 26-37. ISSN 1984-9044.

O processo da Reforma Psiquiátrica e as políticas ministeriais colocam novos desafios e formas de produzir cuidados às pessoas que apresentem problemas decorrentes do uso de álcool e outras drogas. Atualmente pode-se observar a ampliação dessa rede de atendimento, fundamentada em dispositivos extra-hospitalares de atenção psicossocial. É necessário que, acompanhando a ampliação dessa rede, possa haver a articulação e a comunicação entre os serviços a fim de produzir respostas mais significativas em relação ao cuidado do usuário de álcool e outras drogas. Assim, este artigo tem como objetivo investigar a percepção dos gestores e trabalhadores da saúde sobre a rede de atenção à saúde ao usuário de álcool e outras drogas e identificar quais serviços compõem essa rede. Foram realizadas entrevistas com três gestores e três profissionais do Centro de Atenção Psicossocial álcool e drogas, Hospital Psiquiátrico e Direção Regional de saúde (DRS) de um município de grande porte no Estado de São Paulo, no período de outubro de 2013 a março de 2014. Os resultados evidenciam que a rede de cuidado ao usuário, muitas vezes, é compreendida somente como serviços especializados como o CAPSad e lugares para internação.

Keywords : serviços de saúde; serviços de saúde mental; transtornos relacionados ao uso de substâncias.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License