SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número1Redes de atenção aos usuários de álcool e outras drogas: a visão dos trabalhadores e gestores de serviços de saúde mental de um município do Estado de São PauloA produção de Dante Moreira Leite (1927-1976) na compreensão das relações étnico-raciais no Brasil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista de Psicologia da UNESP

versão On-line ISSN 1984-9044

Resumo

LEMOS, Milena Fiorim de Lima  e  SALLES, Andréia Mansk Boone. Algumas reflexões em torno do suicídio de crianças. Rev. Psicol. UNESP [online]. 2015, vol.14, n.1, pp. 38-42. ISSN 1984-9044.

O presente texto é um ensaio sobre o suicídio infantil no Brasil, os serviços disponíveis para atendimento dessa população e pesquisas realizadas dentro dessa temática. O suicídio é um ato intencional para acabar com a própria vida e está relacionado a fatores biológicos, sociais, ambientais e ligados à história do indivíduo, portanto, um fenômeno complexo e multicausal. Diante disso, que questões podem ser levantadas concernentes à prática do suicídio por crianças? Com relação ao suicídio infantil no Brasil, a situação é bastante complicada porque quase não se encontram dados entre os inúmeros trabalhos que se dedicam ao tema e entre os trabalhos de cunho epidemiológico. A escassez de pesquisas e literatura sobre o público em questão dificulta a compreensão do fenômeno, impedindo a melhoria das intervenções realizadas no campo da prevenção e do atendimento aos sobreviventes. A intenção das autoras é ampliar tal discussão, incentivando novos debates e pesquisas.

Palavras-chave : suicídio; infância; psicologia.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License