SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número2Análise fenomenológica de minhas projeções delirantesUm estudo sobre as configurações do trabalho e inserção do psicólogo no contexto da Política de Assistência Social índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista de Psicologia da UNESP

versão On-line ISSN 1984-9044

Resumo

BENELLI, Silvio José; FERRI, Gustavo Guimarães  e  FERREIRA JUNIOR, Nivaldo. Problematizando a noção de rede, suas origens e algumas de suas aplicações atuais. Rev. Psicol. UNESP [online]. 2015, vol.14, n.2, pp. 54-73. ISSN 1984-9044.

O tema da rede social, do trabalho em rede, da rede socioassistencial, do funcionamento em rede é extremamente atual nos discursos oficiais das políticas públicas para a infância e a adolescência e também no âmbito da Assistência Social. De onde vem o termo rede? Qual sua história? Como o termo e a noção de rede estão sendo empregados no que diz respeito ao plano da construção da realidade social, permeando diversas questões: políticas, econômicas, culturais e psíquicas, no âmbito das políticas públicas sociais? Seria possível estabelecer um conceito de rede, para além do mero termo ou noção geral? A intenção desse artigo é discutir alguns pressupostos filosóficos da noção de rede e também problematizar criticamente seu emprego como termo e conceito, tomando-o como uma prática discursiva capaz de criar realidades sociais novas. Pensando nos pressupostos que poderiam lastrear a noção e o conceito de rede, realizamos uma pequena incursão pela área da filosofia.

Palavras-chave : psicologia social; rede social; rede socioassistencial; rizoma; políticas públicas.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License