SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número2Problematizando a noção de rede, suas origens e algumas de suas aplicações atuais índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista de Psicologia da UNESP

versão On-line ISSN 1984-9044

Resumo

FERREIRA, William  e  ZAMBENEDETTI, Gustavo. Um estudo sobre as configurações do trabalho e inserção do psicólogo no contexto da Política de Assistência Social. Rev. Psicol. UNESP [online]. 2015, vol.14, n.2, pp. 74-90. ISSN 1984-9044.

As configurações contemporâneas do trabalho são permeadas pela flexibilização e diversas formas de empregabilidade. Nesse contexto, as políticas públicas aparecem como alternativa para atenuar a insegurança própria dessas configurações ao mesmo tempo que sofrem os seus efeitos. Esta pesquisa buscou analisar o modo como os profissionais têm ingressado nos dispositivos vinculados à Política de Assistência Social. Utilizando-se da abordagem qualitativa, foram entrevistados cinco profissionais atuantes no Sistema Único de Assistência Social - SUAS, de um município do interior do Paraná, entre os quais três eram psicólogos. Com base nos resultados, que apontam a precarização nas relações trabalhistas e das redes socioassistenciais, entre outros aspectos, discutem-se alguns desafios que devem ser considerados no processo de efetivação das políticas sociais no Brasil.

Palavras-chave : sistema único de assistência social; relações de trabalho; precarização do trabalho; psicologia.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License