SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número1Os sentidos do trabalho e o papel das incubadoras de empreendimentos solidários do ParanáAlienação e criatividade na constituição da subjetividade: contrapontos entre Lacan e Winnicott índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista de Psicologia da UNESP

versão On-line ISSN 1984-9044

Resumo

FIOCHI, Paula Ione da Costa Quinterno. Uma reflexão sobre a pesquisa e a produção de conhecimento na universidade. Rev. Psicol. UNESP [online]. 2016, vol.15, n.1, pp. 17-25. ISSN 1984-9044.

O presente artigo propõe uma reflexão sobre os modos de fazer pesquisa e sua relação com a produção de conhecimento na Universidade. Para tanto, nos guiaremos por três questões centrais que tentaremos responder: que saber ou conhecimento é este produzido na Universidade, como o produzimos no sentido do método utilizado e qual a concepção de sujeito com a qual trabalhamos. A depender das respostas a essas indagações temos possibilidades distintas de pesquisas: essas se fundam em éticas e paradigmas que vão ao encontro ou se distanciam de modos dicotômicos e tecnicistas de produção de conhecimento.

Palavras-chave : Conhecimento; Pesquisa; Ética; Psicanálise.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License